Consultar um dentista com regularidade é, sem dúvida, uma prática fundamental para manter os dentes bonitos e saudáveis. 

Além de prevenir sérios problemas bucais que podem causar desconforto e, muitas vezes, prejuízo, essa rotina evita a disseminação de bactérias para outras partes do corpo e o consequente aparecimento de doenças, como as cardíacas, por exemplo.

Embora a maioria das pessoas reconheça a importância das consultas odontológicas, o fato é que um grande número delas sofre com um problema conhecido como odontofobia, que nada mais é do que o medo de dentistas.

Se você sente pavor só de pensar em realizar algum procedimento odontológico, não se preocupe.

Reunimos algumas dicas valiosas que vão ajudá-lo a superar de uma vez por todas o medo de dentistas. Confira a seguir.

1. Encontre um bom profissional

A primeira coisa que você deve fazer para se livrar do medo de dentistas é encontrar um profissional de confiança e estabelecer uma relação de proximidade com ele.

Se for preciso, peça dicas a amigos e familiares e visite pelo menos três dentistas diferentes antes de decidir qual deles será o responsável pela sua saúde bucal.

Então é melhor que você saiba como escolher a melhor opção em Clínica Odontológica.

Lembre-se: uma boa forma de diminuir a ansiedade e se sentir seguro na hora de realizar os procedimentos odontológicos, sejam de rotina ou de emergência, é confiar no profissional que irá executá-los.

Por isso, nada melhor do que consultar sempre o mesmo dentista ou um profissional indicado por ele.

2. Visite o dentista regularmente

Pode parecer uma dica estranha para quem tem medo de consultar um dentista, mas, na verdade, não é.

Ao fazer visitas regulares a um consultório odontológico, você acabará percebendo que os procedimentos de rotina são bem mais simples do que parecem.

Além disso, buscar um dentista apenas em caso de emergências pode ser uma experiência ainda mais traumática, já que, nesses casos, o problema tende a ser mais grave e, consequentemente, mais doloroso.

3. Pergunte o que quiser

Muitas vezes, a odontofobia se manifesta por causa do desconhecimento acerca dos procedimentos odontológicos, principalmente por ele ser doloroso.

Por isso, outra forma bastante eficaz de perder o medo de dentistas é não ter vergonha de perguntar.

Pode ser, por exemplo, que determinado tratamento tenha mudado graças aos avanços na área odontológica e que o procedimento atual seja totalmente indolor.

Ou seja, a ansiedade que você sente na sala de espera se deve não ao tratamento em si, mas à falta de informações corretas sobre o procedimento.

Sendo assim, ao consultar o dentista, converse com ele até tirar todas as suas dúvidas. 

Afinal, ninguém melhor do que um profissional para esclarecê-las e deixá-lo mais seguro.

4. Procure ajuda

Como dissemos no início do texto, visitas regulares ao dentista são fundamentais para evitar doenças bucais e em outras partes do corpo.

A odontofobia, portanto, pode impedir que você tenha uma vida saudável.

Se você leu as dicas anteriores e sente que elas não são suficientes para ajudá-lo a superar o medo de dentistas, considere a possibilidade de buscar ajuda psicológica para vencer o problema.

Você também pode pedir a um amigo ou familiar que o acompanhe nas consultas, o que certamente ajudará a aliviar a ansiedade na sala de espera.

Nesse caso, toda ajuda é bem-vinda.

Agora que você está pronto para superar o medo de dentistas, agende já a sua consulta e comece a cuidar melhor da saúde dos seus dentes.
Escolha abaixo a opção WhatsApp ou preencha o formulário de contato:

ou

Agende uma consulta pelo formulário abaixo:

Nosso centro odontológico fica localizado na Av. Rio Branco, 297 – Centro – Varginha – MG – CEP: 37002-010. Telefone: (35) 3222-1496.