Você já ouviu falar sobre os dentes do siso?

Pois bem, popularmente conhecidos como “dente do juízo” ou “dente queiro”, eles compõem o grupo do terceiro molar e são os últimos dentes a se formarem na boca de uma pessoa.

Geralmente, os  dentes do siso costumam nascer entre os 16 e 21 anos de idade, ou seja, final da adolescência e início da vida adulta.

Por serem os últimos a nascerem e estarem localizados na lateral dos maxilares superiores, os dentes do siso costumam causar bastante desconforto.

Apesar de ser um processo diferente para cada pessoa, o período doloroso é muito comum, sobretudo pela inflamação nas gengivas.

A ida ao cirurgião dentista é essencial nesses casos, mas alguns procedimentos podem aliviar a dor até o dia da consulta, e são bem simples.

Veja abaixo.

Realizar enxague bucal

Essa é uma técnica bem antiga, mas que surte muitos efeitos positivos.

Consiste na utilização de água morna com um pouco de sal para realizar gargarejos de até três minutos.

Vale ressaltar que esse procedimento deve ser feito no máximo 1 vez por dia, pois o exagero pode causar uma irritação ainda maior nas gengivas.

Para algumas pessoas, esse processo pode ser bastante desconfortável e por isso que cada um deve determinar a frequência e duração dos gargarejos de acordo com seus limites.

Óleo de cravo

O óleo de cravo, que pode ter fabricação química ou caseira, possui propriedades antibacterianas e analgésicas que ajudam a aliviar dores de dente (não somente dos dentes do siso).

O recomendado é utilizar um cotonete para aplicar o óleo na gengiva inflamada, com delicadeza e cuidado.

Muitas pessoas costumam reclamar do cheiro forte e incômodo com o gosto de cravo na boca, por isso que cada pessoa deve definir sua própria rotina de uso.

Uso de medicamentos nos dentes do siso

Muitas pessoas não suportam as dores e preferem o auxílio de medicamentos.

Os mais indicados para o alívio da dor do dente siso são o Ibuprofeno (gotas ou comprimido) e a Nimesulida, por possuírem, em sua composição, analgésicos potentes contra as dores.

É sempre válido ressaltar que esses medicamentos devem ser ingeridos somente uma vez por dia e em casos de dor extrema.

O uso de medicamentos deve ser cauteloso, portanto é necessária muita moderação na sua ingestão.

A importância da consulta odontológica

Os métodos descritos devem ser utilizados apenas para aliviar a dor.

A ida ao dentista é essencial para acabar com as dores e obter uma solução para o dente. 

Veja também: Quando procurar um Consultório Odontológico?

Geralmente, a extração é o procedimento mais indicado, porém existem casos onde ela não é necessária e isso dependerá da vontade do paciente.

A consulta odontológica é fundamental para a saúde bucal e são necessárias para a garantia de uma boca e organismo saudáveis.

No caso dos dentes do siso, a avaliação é essencial para o diagnóstico e indicação do melhor tratamento.

Ao primeiro sinal de dor, a consulta deve ser marcada e devem-se evitar ações que possam infeccionar o local, como escovação com muita força ou ingestão de alimentos de difícil mastigação.

Uma boa saúde bucal é essencial na vida de qualquer pessoa.

Agende agora mesmo uma consulta e garanta o seu melhor sorriso.

Escolha abaixo a opção WhatsApp ou preencha o formulário de contato:

ou

Agende uma consulta pelo formulário abaixo:

Nosso centro odontológico fica localizado na Av. Rio Branco, 297 – Centro – Varginha – MG – CEP: 37002-010. Telefone: (35) 3222-1496.