A gravidez pode ocasionar diversas mudanças corporais e hormonais na mulher, entre elas estão a saúde bucal.

Por vezes, passando despercebida, a saúde bucal da gestante pode causar grandes diferenças durante a gravidez, podendo, em alguns casos, contribuir para o nascimento prematuro.

Para que isso seja evitado, é necessário seguir certos cuidados com a higiene bucal.

Faça uma visita ao dentista antes de engravidar

A visita periódica ao dentista é parte da rotina de muitas pessoas, mas deve se tornar um hábito ainda maior se você pensa em engravidar.

Isso porque, ao tratar quaisquer problemas que possam existir na região bucal antes de uma gravidez iniciada, reduz muito as chances de algum problema futuro.

Quais problemas são comuns de aparecer?

Entre os problemas bucais mais conhecidos, os mais comuns durante a gravidez são: gengivite, erosão do esmalte e boca seca.

Para se evitar a gengivite, é preciso que a paciente mantenha uma escovação regular por pelo menos duas vezes ao dia, fazendo o uso do fio dental.

Uma dieta balanceada durante o período da gravidez também pode contribuir na prevenção.

A erosão do esmalte pode ocorrer com maior facilidade em mulheres que tendem a ter enjoos matinais durante a gestação.

O acúmulo de ácidos deixados na boca após estes episódios pode erodir os dentes.

É preciso que a mulher esteja sempre atenta a estes episódios e faça o enxágue bucal com água para regular os níveis ácidos.

O fenômeno da boca seca também parece com maior facilidade durante a gravidez, podendo causar infecções e cáries.

É importante que a mulher esteja consumindo bastante água, podendo também fazer uso de chicletes sem açúcar para contribuir com a produção da saliva.

Por que devo continuar visitando o meu dentista durante a gestação?

Em primeiro lugar, é importante informar ao dentista que você está grávida.

O acompanhamento durante a gravidez garante você evite qualquer transtorno que possa vir a existir, até mesmo com extrações dentárias.

O ideal é se consultar entre o quarto e sexto mês de gravidez e sempre informe sobre seu histórico gestacional ao dentista.

Caso tenha que fazer algum procedimento de emergência, o profissional saberá qual medicamento pode ser usado ou que você já esteja fazendo uso, mudando toda a forma como a consulta irá transcorrer.

Se ficar receosa com o diagnóstico dado, peça para que o dentista converse com seu médico para um melhor entendimento do problema.

Se o problema necessitar de prescrição médica, é preciso ter atenção para não tomar nenhuma dose a mais, por isso, pode ser ideal que você faça um acompanhamento em conjunto.

Marque uma consulta hoje mesmo

Se precisa de acompanhamento dental durante a gravidez ou está pensando em engravidar e gostaria de uma consulta para uma avaliação completa e tratamento de algum problema que possa vir a surgir, agende seu horário pelo formulário de contato ou via WhatsApp.

Aprenda mais sobre sua saúde bucal e mantenha uma visita regular para a prevenção de problemas mais sérios ou até mesmo a descoberta inicial de algum caso mais específico.

Escolha umas das opções abaixo e agende uma consulta conosco!

ou

Agende uma consulta pelo formulário abaixo:

Nosso centro odontológico fica localizado na Av. Rio Branco, 297 – Centro – Varginha – MG – CEP: 37002-010. Telefone: (35) 3222-1496.

Categorias: Odontologia