Quando se fala de higiene bucal, não há o que se falar em melhor momento para que o seu filho inicie a escovação dos dentes.

Desde o nascimento do primeiro dente, a limpeza bucal já é necessária.

A odontopediatria garante a manutenção da saúde bucal do seu filho.

Como os bebês ainda não se alimentam por conta própria e só realizam a ingestão do leite materno muitos pais acreditam que não há a necessidade de levá-los ao dentista.

Porém, assim como em qualquer outra especialidade médica, a odontopediatria trabalha com prevenção.

O que é odontopediatria?

É a área da odontologia que tem como objetivo o diagnóstico, a prevenção, o tratamento e o controle de todos os problemas de saúde bucal das crianças, dos adolescentes e das gestantes.

O odontopediatra também é responsável por educar aos pais sobre os fatores que ocasionam a erupção e a perda dos dentes de leite e permanentes, sobre o uso do flúor e tudo o que estiver relacionado à saúde infantil.

Quando deve ser a primeira visita do meu filho ao dentista?

A primeira visita ao dentista deve ocorrer logo após o nascimento do bebê.

Nessa consulta, a abordagem será educacional com o objetivo de orientar os pais sobre os cuidados na higienização bucal e com a alimentação do bebê.

Veja também: Quando procurar um Consultório Odontológico?

A próxima consulta será apenas quando houver algum problema?

Não, as consultas são realizadas para a prevenção dos problemas.

Então, posteriormente, a visita será quando houver o aparecimento do primeiro dente de leite que, geralmente, ocorre entre os seis ou sete meses de vida.

Durante essa visita, o dentista irá avaliar a formação do dente e também dará orientações aos pais sobre a alimentação do bebê, qual a escova que devem utilizar e qual a pasta de dentes ideal.

As próximas visitas deverão ser realizadas, no mínimo, a cada seis meses.

Nesse momento, a abordagem do odontopediatra será a prevenção dos problemas bucais e o acompanhamento da formação dos dentes.

Além disso, a consulta pode ser antecipada quando ocorrerem algumas complicações, tais como, sangramento na gengiva, dente escurecido ou quebrado e quando houver choro do bebê durante a alimentação ou a limpeza dos dentes.

Quais são as vantagens da odontopediatria?

Uma das vantagens é a criação do hábito das visitas regulares ao dentista.

Ao desenvolver esse comportamento, a criança perde o medo, cria uma relação afetiva com o profissional e crescerá adotando a boa prática da prevenção.

Outro ponto é que ao aderir a prevenção, dificilmente a criança será levada ao odontopediatra para resolver uma situação emergencial.

Como há o acompanhamento médico, não haverá a formação de cáries e, consequentemente, a criança não sentirá dor de dente.

Além disso, a odontopediatria recomenda que as crianças já estejam sendo acompanhadas por um dentista assim que houver a introdução de alimentos sólidos.

Nesse momento, os dentes começarão a ficar com resíduos dos alimentos, o que pode acarretar em formação da placa bacteriana.

Depois dessas informações é possível entender a importância de levar o seu filho o quanto antes ao odontopediatra.

Não deixe a saúde bucal dos seus filhos correr perigo, entre em contato conosco e agende uma consulta.

ou

Agende uma consulta pelo formulário abaixo:

Nosso centro odontológico fica localizado na Av. Rio Branco, 297 – Centro – Varginha – MG – CEP: 37002-010. Telefone: (35) 3222-1496.

Categorias: Odontologia