O correto desenvolvimento dos ossos que compõem a face, especialmente a relação da mandíbula, permite que as pessoas tenham uma vida mais saudável, sem dores e com uma estética harmoniosa.
A ortopedia facial é o ramo da odontologia que trata especialmente dos ossos maxilares e seu entorno, proporcionando uma vida melhor aos pacientes.
Quer saber como a ortopedia facial pode te ajudar a viver melhor? Confira neste artigo!
Tratamento para evitar a respiração bucal
Respirar pela boca não é um hábito saudável.
Qualquer que seja o motivo da respiração bucal, o ideal é se respirar pelo nariz, a fim de se consumir menos energia do corpo e proporcionar um crescimento adequado da arcada dentária e até mesmo outros aspectos do desenvolvimento corporal.
Como a respiração bucal é menos eficiente do que a nasal para movimentar o ar, o corpo pode ter menos oxigênio circulando pelo sangue, o que prejudica diretamente o funcionamento adequado dos órgãos.
O que a ortopedia facial faz pelo paciente
A ortopedia facial utiliza técnicas para assegurar o correto posicionamento ósseo da face, permitindo ao paciente respirar corretamente pelo nariz sem impedimentos e de maneira confortável.
Você pode gostar: Harmonização Facial: Tenha um rosto mais harmônico e melhore sua autoestima
Embora o paciente também deve consultar um otorrinolaringologista para verificar se não há outros empecilhos à respiração nasal, como amígdalas ou adenóides, é o ortopedista facial que poderá desenvolver os aparelhos móveis ou fixos para corrigir o posicionamento dos ossos.
Esta especialidade odontológica é bem mais eficaz quando aplicada desde cedo, em pacientes que estão em fase de crescimento.
Isso porque a interação dos ossos com os aparelhos enquanto o corpo se desenvolve é o que permite o ajuste de posição e desenvolvimento dos ossos da mandíbula, do céu da boca e de outras áreas.
Apesar de possuir efeitos limitados, a ortopedia facial também pode ser aplicada para adultos.
Que tipos de problemas o paciente pode ter sem tratamento
Dificuldades para respirar, dores na mandíbula e resistência na mastigação.
Estes podem ser alguns dos sintomas que indicam ao paciente a necessidade de visitar um especialista em ortopedia facial.
Estes comportamentos costumam ser apresentados em situação de irregularidades maxilares que exigem tratamento.
Veja também: Quando procurar um Consultório Odontológico?
A falta do cuidado específico a este problema pode causar uma atrofia parcial da região da mandíbula do paciente, o que irá lhe causar sucessivo desconforto ao longo da vida para falar, engolir, mastigar e respirar.
Além da dor e do incômodo físico, as dificuldades na respiração podem ter consequências graves para o paciente.
A falta de oxigenação ideal causa problemas ósseos e musculares na face e no tórax, além de comprometer a postura.
O Ortopedista Facial pode fazer a diferença
O profissional de ortopedia facial pode fazer a diferença para a saúde do paciente.
Desde os primeiros anos de idade, observe a respiração de seu filho.
Se ele dorme de boca aberta, leve-o para uma consulta e comece o tratamento desde cedo, garantindo assim o desenvolvimento correto dos ossos faciais.
A Dra. Daniela Esteves está pronta para atender você e sua família.
Agende uma consulta!
ou
Agende uma consulta pelo formulário abaixo:
Nosso centro odontológico fica localizado na Av. Rio Branco, 297 – Centro – Varginha – MG – CEP: 37002-010. Telefone: (35) 3222-1496.